Futebol do CCjuv promove integração entre gêneros – Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR
O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), tem transformado vidas por meio do esporte e com mais igualdade entre os sexos. Entre as atividades oferecidas gratuitamente, o futebol tem ganhado destaque. Meninas jogam lado a lado com os meninos, demonstrando que a modalidade não tem gênero.
No polo Buritis do CCJuv, são cinco meninas inscritas no futebol, que praticam a modalidade em turmas divididas entre segunda e quinta-feira. O número parece ser pouco, mas na verdade reflete o crescimento e o interesse das mulheres pelo esporte.
Esse é o caso de Maria Helena Alves, de 10 anos. A aluna sempre curtiu a modalidade e percebeu nas aulas do CCJuv a oportunidade de aprender futebol com outras garotas.
“Escolhi o futebol porque é o esporte de que mais gosto e treino desde pequena. Sempre sonhei em ser como a Marta, porque ela é minha inspiração. Adoro treinar com meus amigos, é sempre muito divertido”, disse Maria Helena, que pretende ser jogadora profissional.
Para seguir esse sonho, o apoio da família é essencial, fato que faz a auxiliar de serviços gerais e mãe de Maria Helena, Jacqueline Alves, acompanhar de perto as aulas da menina no programa da ALE-RR.
“É gratificante para mim, porque ela realmente ama futebol. Ela tentou jiu-jitsu, mas não se identificou, e quando descobriu o futebol, se apaixonou. Sempre que pode, ela está aqui. Se perde um treino, fica inquieta, quase ‘derruba a casa’. Por ela, viria todos os dias para as aulas de futebol”, declarou Jacqueline com orgulho.
Outra mãe que assiste às aulas da filha é a dona de casa Mayara da Silva, que sai do bairro Airton Rocha rumo à sede do CCJuv todas as segundas e quartas-feiras. Ela avalia que esse incentivo é fundamental para o desenvolvimento da filha.
“É uma oportunidade para as meninas mostrarem que o futebol não é só para homens, mas também para as mulheres. Precisamos apoiar nossas filhas na busca desse sonho. Eu, como mãe, apoio e acompanho minha filha toda semana, mesmo vindo de longe, porque onde moramos não tem essa chance”
Bruno Honório, instrutor da modalidade, ressaltou os benefícios do futebol para o crescimento das crianças e adolescentes.
“Trabalhar com as crianças desde cedo é essencial para desenvolver uma boa base nos fundamentos e na paixão pelo esporte. O futebol, além de melhorar a saúde física, contribui para o bem-estar mental e o trabalho em equipe. Além disso, temos grandes promessas femininas aqui. Esperamos que, no futuro, elas se lembrem de nós quando se tornarem grandes jogadoras”, brincou o instrutor.
O programa
O CCJuv oferta diversas modalidades como violão, ginástica rítmica, futebol, judô, jiu-jitsu, zumba, capoeira, breakdance, coral, k-pop, caratê, treinamento funcional e teatro. Para saber se há vagas, os interessados podem ligar para o call center da Assembleia Legislativa (0800 006 0670, ligação gratuita).
Para matrícula de crianças e adolescentes, são necessários os seguintes documentos: cópia da carteira de identidade e CPF do aluno e dos pais, comprovante de residência, declaração escolar atualizada e uma foto 3×4. Para a matrícula do público adulto, basta levar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4.
Toda documentação deve ser entregue na sede do polo que disponibiliza a modalidade, em horário comercial.
Texto: Anderson Caldas
Fotos: Eduardo Andrade
SupCom ALE-RR